Abracal reforça importância da calagem no Plano de Fertilizantes

O governo federal deverá apresentar em breve o Plano Nacional de Fertilizantes. A inclusão da calagem no plano será importante, como principal elemento da potencialização do fertilizante.

O posicionamento foi levado pela Abracal ao grupo de trabalho sobre o plano, durante reunião online realizada no último dia 7 de maio. A Abracal foi representada por seu diretor executivo, Euclides Francisco Jutkoski.

Rafael Nunes e José Carlos Polidoro, coordenadores da Rede FertBrasil, participaram da reunião. Segundo Nunes, a Rede FertBrasil é uma estrutura de governança de projetos que congrega pesquisadores da Embrapa e de instituições públicas de pesquisa e ensino no Brasil.

Também pesquisadores da Embrapa, Henrique Antunes de Sousa, Milton Ferreira de Moraes e Henrique Almeida participaram da reunião. Henrique realizou uma apresentação sobre projetos que avaliam a importância da aplicação e da reaplicação do calcário, bem como análise de solo e quantidades recomendadas.

Liderados pela Embrapa, a Rede FertBrasil tem ampla experiência no desenvolvimento de tecnologias aplicáveis ao setor produtivo nacional. “Identificamos sinergias entre a Abracal e a Rede FertBrasil, para desenvolvimento tecnológico relevante para o país. Há oportunidades de interações nos projetos”, avalia Rafael Nunes.

A calagem corrige a acidez do solo e melhora os resultados da adubação. “Dentro desse escopo do plano, entendemos que uso eficiente dos adubos passa pela prévia correção do solo. Diversos trabalhos científicos demonstram que a adubação em solo ácido gera desperdício em média de 35% dos fertilizantes”, declara Euclides.

A Abracal enviará ao grupo estudos sobre o consumo de calcário nas diversas regiões do Brasil. A partir das informações, um novo encontro será agendado.

A difusão da calagem tem sido um dos itens defendidos pela associação. “Ficamos felizes com essa inciativa do plano, uma ação necessária para melhorarmos os resultados do agronegócio. A calagem também traz ganhos sociais e ambientais”, enfatiza o presidente da Abracal, João Bellato Júnior.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *