Minas Gerais avalia alternativas de abastecimento de fertilizantes

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais realizará no próximo dia 11 de maio, quarta-feira, um evento para discutir as alternativas de abastecimento de fertilizantes para o estado e o Brasil.

O evento ocorre no momento em que o país encontra desafios no acesso a esse insumo agrícola. Cerca de 85% dos fertilizantes empregados no Brasil são importados. Questões, como a alta do dólar, afetam essa compra. Mais recentemente, o conflito na Europa, envolvendo algumas das principais nações produtoras do insumo, afetou o mercado.

O governo federal trabalha no Plano Nacional dos Fertilizantes. A estimativa é que o insumo represente 40% dos custos para um produtor rural.

A Abracal e os sindicatos estaduais associados atuam no sentido de incrementar o uso do calcário, como forma de ampliar os resultados da aplicação de fertilizantes.

O secretário da Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, comandará o evento, que ocorre em parceria com o Ministério das Minas e Energia. A perspectiva é que a discussão envolva o abastecimento de fertilizantes, a partir das potencialidades de Minas Gerais na disponibilização de potássio e fósforo.

Dirigentes do Ministério estarão presentes.

Evento:  Alternativas de abastecimento de fertilizantes para Minas Gerais e o Brasil

Data: 11 de maio de 2022

Horário: 10 horas

Local: Plenário do Prédio Gerais da Cidade Administrativa

Rodovia João Paulo II, 4.000, Prédio Gerais, 9º Andar, Belo Horizonte (MG).

Realização: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais

Informações: (31) 3915.8541 e 3915.8531

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *