Custo na pedreira volta a pressionar e inflação interna anual chega a 33,7%

Os empresários da indústria de calcário devem ficar alerta aos custos de produção. Estudo realizado pela Associaçao Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) aponta uma alta de 33,7% na inflação interna do segmento.

Itens relacionados à linha de produção puxaram a elevação. Entre eles, estão os explosivos, com 76,4% de alta ao longo de um ano, e os acessórios de moagem, com 58,8%. Os preços administrados pelo governo seguem tendo elevações que afetam o setor, mas com leve recuo em março – um exemplo é a conta de energia elétrica.

“Nosso alerta aos associados é no sentido de que os custos sejam acompanhados intensamente. Hoje, eles afetam cada vez mais nossos resultados”, afirma o presidente da Abracal, João Bellato Júnior. O estudo foi distribuído aos sindicados estaduais associados, tendo sido coordenado pelo diretor executivo da Abracal, Euclides Francisco Jutkoski.

A inflação interna anual oscilou ao longo do primeiro trimestre do ano. O resultado mais recente, 33,7% em março, foi menor que o de fevereiro, mas superior a janeiro, que apresentou 32,6%.

O dobro da inflação oficial

Os índices resultam da comparação com iguais períodos do ano passado. E assustam, já que o IPCA, considerado a inflação oficial do país, variou na casa de 14,6 a 16,7%. Ou seja, a inflação final da indústria de calcário atingiu o dobro da oficial.

“Não há alternativa: a inflação precisa ser repassada. Trabalhamos com uma margem bem estreita de lucro”, avalia Bellato.

O cenário ocorre justamente quando boa parte dos agricultores se socorre do calcário, um produto nacional, para reduzir os impactos da crise dos fertilizantes. Conforme contamos aqui, o conflito na Ucrânia, a variação cambial e dificuldades na logística internacional afetam o fornecimento de fertilizantes.

Preços administrados pelo governo também seguem pressionando o setor. O custo da energia elétrica utilizada para produzir uma tonelada de calcário apresentou recuo em março, ficando em 45,1%. Porém, havia atingido 100,1% de alta anual em fevereiro.

Aqui no site da Abracal fizemos uma postagem sobre 8 maneiras de controlar a conta de luz nas pedreiras de calcário.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *