Fórum: usar fertilizante sem corrigir acidez pode causar “perda dupla” para agricultor

Um dos pontos principais do 2º Fórum sobre Corretivos de Solo foi a série de benefícios trazidos pela revisão no processo de uso dos insumos agrícolas. Corrigir a acidez do solo permite, por exemplo, evitar uma “perda dupla” quando falamos de fertilizantes.

Acidificação da terra e menor aproveitamento desses fertilizantes são situações que ocorrem em parte das propriedades que deixam de fazer a calagem ou que fazem de forma incorreta.

O fórum ocorreu no dia 26 de março, em Piracicaba. Especialistas presentes reafirmaram que, sem a prévia correção de acidez, o solo não aproveita todo o potencial dos fertilizantes.

Há uma perda financeira, já que o calcário, de preço bem acessível, amplia os efeitos do fertilizante, que é caro por ser importado.

Outro ponto é que parte dos agricultores está utilizando produtos que contêm nitrogênio, por exemplo, sem corrigir a acidez. Nesse cenário, o solo tende a sofre com a acidificação. Nos dois cenários, o produtor deixa de ter uma produtividade maior, na mesma área plantada.

Cuidados com dados nas redes sociais

No Fórum, falaram especialistas como Godofredo Cesar Vitti (SP); Silvino Guimarães (MG); Eduardo Caires (PR) e Pedro Henrique Luz (SP). Já Vinícius Nascimento (CATI-Secretaria da Agricultura/SP) abordou o programa Solo + Fértil, desenvolvido no estado.

O consultor Leandro Zancanaro, com passagem pela Fundação Mato Grosso, também fez palestra. O coordenador técnico do Fórum, Jairo Hanasiro, resumiu os conteúdos da edição do Fórum em 2023, ocorrido em Cuiabá/MT, e trouxe avaliações divulgadas recentemente pela Embrapa a respeito de corretivos.

As palestras reforçaram a necessidade de cuidado com as informações que circulam nas redes sociais. Buscar ajuda técnica é a melhor alternativa. A análise de solo deve ser a primeira providência, para que as necessidades de nutrientes sejam estimadas e adotadas.

O 2º Fórum ocorreu na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP). O espaço de networking contou com os patrocínios gold de Máquinas Furlan e Nutrigesso; e prata de Geocal Minerações, Calcário Embracal, Grupo Raiser, Gecal, Calcário Diamante, Partecal Calcários e SoloFértil Calcários.

Nas próximas postagens, traremos aqui vídeos com a fala dos palestrantes.

Saiba mais sobre o fórum aqui.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *