O calcário está ganhando cada vez mais espaço no agronegócio nacional. O consumo tem crescido perto de 10% por ano.
O avanço resulta da busca de melhores resultados, a partir da tecnificação da produção agrícola. O balanço foi feito durante a assembleia anual da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), ocorrida no último dia 25 de novembro.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Abracal, João Bellato Júnior, e pelo diretor executivo Euclides Francisco Jutkoski. Participaram dirigentes dos sindicatos patronais dos estados da Bahia, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, que confirmaram o avanço.
Ao mesmo tempo, o segmento acompanha as pautas de tributação que impactam o setor – envolvendo itens como o Convênio 100 e a CFEM. Custos de produção e melhor planejamento na demanda, por parte do mercado, também foram pontos discutidos durante a assembleia.
O evento ocorreu de forma on-line, e marcou a tradicional pauta do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal), que ocorreu no dia seguinte – também via internet.