Abracal amplia atuação em pautas legislativas que afetam setor de calcário

Pautas legislativas e Enacal em nova data. Esses foram dois dos temas principais que marcaram a reunião de diretoria da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), no último dia 15 de julho. O encontro ocorreu em formato on-line.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Associação, Joao Bellato Júnior. Os diretores apresentaram aos membros presentes o atual estágio de atividades, quanto aos temas que envolvem legislação relativa ao setor.

A questão ganhou força em razão de análises que tramitam pelo Congresso Nacional, conforme mostrou Roberto Zamberlan, do Rio Grande do Sul. Segundo ele, há um acompanhamento diário das tramitações, para que o posicionamento da indústria de calcário seja levado a deputados, senadores e autoridades do Poder Executivo.

Já Sérgio Pedreira de Oliveira Souza, da Bahia, apresentou as ações tomadas junto à Confederação Nacional da Indústrias (CNI). Souza integra o Conselho Temático da Mineração.

Por sua vez, o diretor executivo da Abracal, Euclides Francisco Jutkoski, informou ter estreitado contato com dirigentes industriais e do Congresso Nacional, quando participou recentemente 11º Encontro Nacional da Indústria (ENAI) e o Diálogo com os Candidatos à Presidência da República, ambos promovidos pela CNI, em Brasília.

“Estamos bastante ativos institucionalmente. O cenário tem se alterado muito, e de forma rápida. A recente alta de preços nos insumos é um exemplo disso, e nossa atuação abrange tanto as empresas associadas como a cadeia produtiva do agronegócio”, disse Bellato.

Enacal em nova data; homenagem a Becker

Outra decisão envolveu a alteração da data do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal). O evento ocorrerá em Goiânia (GO). A data agora é 8 de dezembro. A mudança ocorre em função dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Ainda foi apresentado um balanço da campanha do Dia Nacional do Calcário Agrícola, festejado no em 24 de maio. Um podcast foi realizado para marcar a data – clique aqui e veja o vídeo.

Os diretores também prestaram uma homenagem ao engenheiro Fernando Carlos Becker, que foi diretor da entidade e faleceu no último dia 4 de maio.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *