Crédito deve crescer no novo Plano Safra; insumos é um dos pontos em debate

O Plano Safra 2024/2025 deve ter um novo recorde no total de recursos destinados ao crédito rural. Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a decisão de incentivar ainda mais a produção agrícola tem como objetivos ampliar a oferta de alimentos ao consumidor brasileiro e também ampliar as exportações.

Insumos agrícolas, como calcário e fertilizantes, devem ser um dos pontos de incremento. Fávaro citou a ampliação do crédito rural em audiência na Câmara Federal, no dia 22 de maio.

A ampliação tem sido solicitada por entidades da cadeia produtiva do agronegócio. Uma delas é a Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal).

No início do mês de maio, o presidente da Abracal, João Bellato Júnior, esteve em audiência com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, junto de representantes de outros setores, como máquinas agrícola, proteína animal e cooperativismo. Veja aqui.

Os representantes mostraram a Haddad números que apontam os ganhos para a economia nacional, como um todo, quando há mais recursos disponíveis para o Plano Safra.

O calcário é utilizado na correção da acidez do solo. Acidez elevada reduz a produtividade agrícola. Nos últimos 40 anos, a produção de grãos, feita em solos brasileiros corrigidos, saltou 6 vezes, enquanto a área de plantio apenas dobrou. O calcário também torna mais eficiente o fertilizante.

Onde aplicar os novos recursos

O ministro Carlos Fávaro citou a situação dos insumos na Câmara Federal. Segundo ele, o governo quer estimular a produção nacional de fertilizantes. O Brasil importa 80% desse insumo.

No atual período (2023-2024), o Plano Safra já havia destinado ao crédito rural mais de R$ 364 bilhões, o que foi um recorde. “O Plano Safra 2024-2025 está sendo estruturado para bater um novo recorde”, afirmou o ministro aos deputados da Comissão de Agricultura.

As discussões com a equipe econômica envolvem mais recursos para comercialização e seguros, falou Fávaro à Agência Câmara de Notícias. A queda dos juros para financiamento, a melhoria das estradas vicinais e a renegociação de dívidas dos agricultores e dos caminhoneiros também são prioridades.

O novo Plano Safra deve ser anunciado ainda no mês de junho.

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *