No rádio: custos pressionados, calcário e fertilizantes

A Abracal participou de reportagem da Rádio Conti, em Cuiabá (MT), sobre o manejo de solo e os custos dos insumos na produção agropecuária. A reportagem foi divulgada no programa “Bom dia, Agro!”, da emissora.

Também está disponível no Spotify – clique aqui e ouça a reportagem, a partir de 13min40seg.

Diretor executivo da Abracal, Euclides Francisco Jutkoski abordou temas estratégicos e pontuais do calcário no Brasil. Falou sobre o consumo nacional do insumo, que, no ano passado, chegou a 54 milhões de toneladas ante 45 milhões em 2020.

Mesmo com a alta de 20% no total empregado na operação chamada calagem, a aplicação ainda é tímida. A Abracal estima que seriam necessários perto de 80 milhões de toneladas. Essa elevação traria benefícios, como melhor qualidade do solo, combate ao déficit hídrico e maior produtividade na lavoura.

Ainda disse que calcário e fertilizantes se complementam. O conflito na Ucrânia e a variação cambial encareceram o fertilizante, que tem melhores resultados em solos que recebem a calagem.

Diretor do Sinecal (MT), Kassiano Riedi também integrou a reportagem. Ele reforçou a importância do acompanhamento técnico na hora da calagem – o que, muitas vezes, aponta a necessidade de maiores quantidades de calcário.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *