Até o ChatGPT reforça importância de corrigir a acidez do solo antes do plantio

As redes sociais estão discutindo, nas últimas semanas, a importância da Inteligência Artificial. E o debate chegou à agricultura. O site da Abracal fez um teste e perguntou a um dos robôs, o ChatGPT, como calcular a quantidade de calcário necessária para o plantio em uma determinada área.

A resposta do robô, criado pela empresa OpenAI, foi bem desenvolvida.

“Para calcular a quantidade de calcário necessária para corrigir o pH do solo é preciso levar em consideração a acidez atual do solo, a cultura a ser plantada e a capacidade de neutralização do calcário utilizado”, diz o ChatGPT.

Porém, a análise por técnicos segue sendo fundamental, conforme a própria ferramenta reconhece.

Antes de detalhar a resposta, vale considerar que esse é apenas um dos robôs desenvolvidos nos últimos tempos. Já há concorrentes da OpenAI atuando na área.

A Inteligência Artificial, ou AI na sigla em inglês, tem sido bastante adotada na agricultura. Drones que avaliam as características das plantas se tornaram comuns. O desenvolvimento de sementes foi outra área em que os robôs evoluíram.

O ChatGPT é um chatbot que interage com as pessoas e fornece soluções para diversos tipos de questionamentos, por meio de textos. O software resolve desafios e aponta alternativas, com uma linguagem natural, semelhante à humana. Talvez em razão dessa característica, ganhou popularidade.

Ao mesmo tempo, especialistas apontam que robôs devem ser usados como mais uma ferramenta em qualquer tipo de trabalho, e não a única. Há situações específicas nas quais as indicações de AI ainda devem ser melhor elaboradas, já que as respostas são construídas a partir do que é bem popular na web – e nós sabemos que há muitos conteúdos duvidosos em circulação.

Análise de solo primeiro 

O site da Abracal utilizou como experiência a pergunta mais presente quando se fala de calcário, segundo o Google: como calcular o volume de produto necessário.

Além das características do solo e do tipo de planta, a ferramenta indicou que “o primeiro passo é realizar uma análise de solo para determinar o seu pH e a quantidade de cálcio e magnésio disponíveis. Com base nesses resultados, é possível calcular a quantidade de calcário necessária para elevar o pH do solo até o nível desejado.”

O robô aponta que pode ser utilizada a fórmula “que leva em consideração a capacidade de neutralização do calcário e a acidez atual do solo. Essa fórmula é geralmente fornecida por fabricantes de calcário ou por órgãos de pesquisa agrícola.”

“No entanto, de maneira geral, é possível utilizar a fórmula que empega o PRNT, que é o poder relativo de neutralização total”. O alerta comumente feito nos conteúdos da Abracal surge ao final da indicação do ChatGPT, daí o fato de não repetirmos nessa postagem a fórmula citada pelo robô.

Diz o robô: “essa fórmula é apenas um guia geral e é importante lembrar que cada tipo de solo e cultura pode ter uma exigência específica de cálculo. Portanto, é sempre recomendável consultar um especialista em solos ou um agrônomo para determinar a quantidade de calcário ideal para sua área e cultura específica”.

Ou seja, embora impressionante pelo conhecimento transmitido, a recomendação para as dúvidas postadas no ChatGPT vale aqui: ouça um técnico. E considere ainda dados como histórico de plantios da área, clima e tipo de cultura pretendida, entre outros, na hora de avaliar a quantidade de calcário necessária.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *