Enacal: Goiás reforça relação entre calcário e alta produtividade

A edição de 2022 do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Enacal) reforçou as ações necessárias ao produtor rural para ganhar produtividade. A aplicação do calcário é uma delas.

“A produção mundial de alimentos precisa crescer 20%, para que possamos alimentar os 8,5 bilhões de habitantes do planeta no ano de 2030. E 87% dessa elevação virá da produtividade nas áreas de plantio existentes”, afirmou Nilo Bernardino Gomes, presidente do Sindicato das Indústrias de Calcário, Cal e Derivados dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (Sincal).

O presidente do Sincal citou que esses dados da FAO, agência da ONU para alimentação e agricultura, reforçam a importância mundial do calcário.

O Enacal contou com organização do Sincal e da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Cerca de 200 representantes de vários estados brasileiros e de segmentos econômicos do estado de Goiás estiveram presentes no encontro, ocorrido no dia 8 de dezembro em Goiânia.

A abertura contou com a presença do presidente da FIEG, Sandro Mabel; do secretário de Indústria e Comércio do Estado de Goiás, Joel de Sant’Anna; e do vice-governador eleito, Daniel Vilela.

Presidente da Abracal, João Bellato Júnior cumprimentou os empresários do setor de calcário, que, segundo ele, “são heróis” por produzirem num cenário de adversidades, citando como exemplo o enorme conjunto de normas que regula a exploração minerária no Brasil.

Saiba mais clicando aqui.

Sandro Mabel, da FIEG, concordou, afirmando que o segmento tem crescido por trabalhar “de forma competente, fornecendo um insumo importante para o agronegócio”. Em 30 anos, o consumo anual de calcário no estado de Goiás saltou de 1,7 milhão de toneladas para 5,5 milhões.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *