Ministro da Agricultura recebe Bellato e sinaliza incentivo à calagem

O Ministério da Agricultura e Pecuária vai incentivar a ampliação da prática da calagem no Brasil. A sinalização foi feita pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em reunião com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), João Bellato Júnior, no último dia 28 de fevereiro.

Entre outros benefícios, a calagem amplia a produtividade na área plantada. Ela corrige a acidez do solo, problema que atinge 2/3 das terras do país. Um dos insumos usados é o calcário agrícola, sendo o consumo nacional perto de 55 milhões de toneladas anuais. Para a Abracal, essa quantidade deveria ser de aproximadamente 80 milhões de toneladas.

Fávaro recebeu Bellato em uma reunião na cidade de Campinas (SP), onde o ministro cumpria agenda. O assessor especial do Ministério, engenheiro Carlos Augustin, e o ex-ministro da Agricultura, Neri Geller, também participaram do encontro.

Plano nacional de calagem

“Existe um plano para calagem em nível nacional. O ministro solicitou da Abracal viabilizações técnicas para a propositura desse plano”, contou Bellato. “A Abracal também atualizará os dados sobre as unidades produtoras de calcário em cada estado da união bem como suas respectivas capacidades produtivas”.

O presidente da Abracal elogiou Fávaro, Augustin e Geller pela iniciativa. “A calagem é um processo que precisa ser melhor empregado pelos agricultores e pecuaristas, principalmente aqueles de pequeno porte”, diz Bellato.

Os produtores mais tecnificados já realizam com maior rigor a aplicação de calcário, obtendo excelentes resultados. Além da produtividade, o calcário amplia os efeitos dos fertilizantes, o que reduz custos dos produtores.

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *