Pecuaristas que investem na qualidade do solo do pasto ampliam lucro

A preocupação com o manejo de solo utilizado nas pastagens tem crescido entre os pecuaristas. O objetivo é melhorar os resultados, já que práticas como a calagem – que inclui a aplicação de calcário – permitem que o capim seja de melhor qualidade.

Isso reflete na quantidade de arrobas ao final do ciclo de operação. Em resumo, estamos falando de lucro dos pecuaristas.

Pelo menos dois estados sinalizaram que ampliam a busca das boas práticas nessa área do agronegócio: São Paulo e Mato Grosso.

“Você sabia que o calcário aplicado nos solos pode ser um item ainda mais importante para que o pecuarista converta mais rapidamente capim em arroba de boi? O calcário é reconhecido entre os insumos e cuidados essenciais que compõem as boas práticas de manejo que visam, entre outros objetivos, um capim verde disponível, pronto para alimentação dos animais, com antecedência”, diz informativo no Mato Grosso.

No município de Rosário Oeste, o calcário é aplicado em 3 mil hectares de pastagens da propriedade de Edmar Queiroz há 5 anos. “O tipo de capim na área com calcário é diferente, brota mais rápido, demora mais a secar, é mais resistente a pragas também. Isso faz a diferença em todas as estações”, conta Queiroz.

“A calagem bem feita, o pasto bem cuidado, junto com o manejo correto dos animais, isso ajuda muito na conversão em arroba de boi gordo. O efeito no gado vem”, recomenda.

Para o engenheiro agrônomo Luiz Afonso Vaz Souza, o pecuarista que não enxergar o pasto como uma cultura anual “vai ficando para trás”.

Clique aqui e veja o conteúdo completo.

São Paulo: mais arrobas e recuperação de áreas

No estado de São Paulo, a alta tímida no consumo de calcário levantou a questão também na pecuária. Áreas usadas em pastagens ainda apresentam solos degradados, afetando a ocupação por bovinos, avalia João Bellato Júnior, presidente do Sindical – sindicato que reúne as indústrias paulistas produtoras de calcário.

O salto no consumo ficou em 3,6%. “A alta ainda é muito pequena frente ao necessário. Em São Paulo, a maior necessidade de calagem ocorre nas áreas que foram ocupadas por pastagens e hoje estão degradadas pela falta de manutenção”, conta Bellato, que também preside a Abracal.

Segundo ele, “a maioria dos pecuaristas de pequeno porte não vislumbra o incremento que o manejo do solo adequado resulta na maior ocupação por bovinos”. O Sindical tem atuado no sentido de orientar os empresários do agronegócio.

Veja a postagem sobre o manejo de solo e a pecuária paulista.

Outras dicas

Aproveite e reveja esse conteúdo, quando o site da Abracal abordou a produtividade maior obtida quando se adota a estratégia de integração lavoura-pecuária.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *