Enacal em Cuiabá reforça importância da gestão nas empresas de calcário agrícola

A 23ª edição do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Enacal) reforçou a importância do aprimoramento da gestão nas empresas do setor. Entre os desafios, estão a legislação, a comunicação e as tendências globais do agronegócio.

O evento ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), em Cuiabá. Quatro palestras ocorreram ao longo do dia 26 de outubro, sendo acompanhadas por representantes de 10 estados brasileiros. Também houve uma exposição de produtos e serviços relacionados à área, reforçando o networking, que já se tornou um dos principais atributos do Enacal.

Lideranças e profissionais acompanharam a palestra de Júlio Nery, representante do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Nery abordou a importância da mineração para o país, além dos desafios quanto à regulamentação do setor. Já o jornalista Adalberto Mansur avaliou a comunicação das empresas no cenário digital.

Henrique Bley, coordenador geral de Fertilizantes e Corretivos do Ministério de Agricultura, apresentou aspectos da Instrução Normativa 35. Parte dos programas criados pela IN 35 será desenvolvida por meio de aplicativos, o que, ao mesmo tempo, facilitará o cumprimento das normas e exigirá a preparação das empresas de calcário.

O encerramento foi com Antônio Sartori, da consultoria Brasoja. Sartori citou as principais tendências globais do mercado do agronegócio. Esse cenário trará oportunidades para os agricultores.

Consumo de calcário pode ser maior

Na abertura, o presidente da Abracal, João Bellato Júnior, reforçou a valorização das práticas de correção de acidez das terras cultiváveis. No dia anterior ao Enacal, a associação realizou a primeira edição do Fórum Nacional sobre Corretivos de Solos – veja aqui.

“O excesso de acidez afeta 70% das terras no Brasil, mas o consumo nacional deveria ser pelo menos 1/3 superior ao atual. Há um cliente necessitando acessar nosso produto de forma mais efetiva”, afirmou Bellato.

Maior produtor e consumidor do insumo no Brasil, o estado de Mato Grosso festeja os sucessivos recordes nas colheitas. “Não haveria esse Mato Grosso pujante em grãos se não houvesse o calcário, dada a alta acidez dos solos do Cerrado na região. É um insumo de excelente custo-benefício, reconhecido pela ciência e também pelo produtor rural, como aliado na missão de produzir alimentos”, avaliou o presidente do Sinecal-MT, Ricardo Dietrich.

Já Silvio Rangel, presidente da FIEMT, acredita que a indústria precisa ser valorizada nesse cenário.

2024: encontro em Curitiba

O Enacal 2023 foi uma realização da Abracal e do Sinecal-MT, com apoio da FIEMT. As empresas patrocinadoras foram: Ecoplan Aços Especiais, Piacentini, Sany/Copemáquinas, MR Metalúrgica e Granaço.

O cronograma de trabalho da Abracal em Cuiabá incluiu uma reunião dos sindicatos estaduais associados. Durante a reunião, ficou definido que o Enacal, que tem formato itinerante, será realizado em Curitiba (PR) no ano de 2024.

(Com apoio da Íntegra Comunicação Estratégica). 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *