Sistema radicular, abertura e manutenção de áreas: os temas que agitaram o Fórum sobre Corretivos

Os efeitos do calcário nas raízes das plantas precisam ser cada vez mais valorizados. Ao mesmo tempo, os investimentos do agricultor devem levar em conta a calagem na hora da abertura de áreas de plantio, além da manutenção.

Essas foram algumas das conclusões do 1º Fórum Nacional sobre Corretivos de Solos, realizado no dia 25 de outubro, em Cuiabá (MT). O evento foi organizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), com apoio do Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário de Mato Grosso (Sinecal-MT) e Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT).

Coordenador do Fórum, o engenheiro agrônomo Jairo Hanasiro informou que apresentará, em breve, um documento com os principais tópicos citados pelos palestrantes. O primeiro painel, com o tema “Construção do perfil de solo para altas produtividades”, contou com a participação dos professores e pesquisadores Silvino Guimarães Moreira (UFLA/ESAL – Lavras-MG), Anderson Lange (UFMT/Sinop-MT) e Rafael Otto (USP/ESALQ de Piracicaba-SP).

Já o segundo painel tratou do “Uso integrado de Calcário e Gesso”, com as apresentações de Carlos Hissao Kurihara (Embrapa Agropec Oeste/Dourados-MS) e Marcelo Augusto Batista (UEM/Maringá-PR). Já as práticas relacionadas aos remineralizadores de solo foram abordadas pelo pesquisador Eder de Souza Martins, da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF).

“O objetivo do Fórum foi atingido. Geramos conteúdo de qualidade que servirá para os agricultores e para a indústria de calcário, que é nossa associada, produzir mais alimentos e energia”, disse o diretor Executivo da Abracal, Euclides Francisco Jutkoski.

Em breve, os vídeos das apresentações estarão nas redes sociais da Abracal.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *