Enacal em Goiás discutirá calcário, produtividade e meio ambiente

A edição 2022 do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Enacal) discutirá temas que estão na pauta do agronegócio no Brasil. O evento, que ocorrerá em Goiânia, apresentará palestras sobre produtividade e o futuro da calagem. Mas também analisará questões como meio ambiente e o futuro

O evento ocorrerá no próximo dia 8 de dezembro, das 8h30 às 17h30, no Castro’s Park Hotel, em Goiânia (GO). A realização é do Sindicato das Indústrias de Calcário, Cal e Derivados dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (SINCAL) e da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG).

As inscrições estão abertas e são gratuitas. O encontro é realizado anualmente em um estado diferente, e, em 2022, volta a ser presencial. Goiás é um dos principais protagonistas nos excelentes resultados do agronegócio brasileiro, o que amplia a importância do evento.

Os debates ocorrerão num cenário de mudanças. O conflito na Ucrânia elevou os preços internacionais dos fertilizantes, pressionando os custos para o agronegócio. Calcário e fertilizantes atuam de forma complementar para corrigir a acidez do solo.

No Brasil, a aplicação de calcário tem crescido 10% ao ano. Porém, o consumo deveria estar pelo menos 30% superior ao hoje registrado. Esse cenário afeta a produtividade agrícola e a lucratividade dos empresários.

A abertura do Enacal será feita pelo presidente FIEG, Sandro Mabel, e os trabalhos conduzidos pelos presidentes da Abracal, João Bellato Júnior, e do SINCAL, Nilo Bernardino Gomes. Ex-ministros e técnicos falarão ao público presente.

Veja detalhes das palestras.

Serviço – Encontro Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Enacal 2022)

Data – 08 de dezembro de 2022

. Local – Castro’s Park Hotel (Avenida República do Líbano, 1520, ST Oeste, Goiânia, GO)

Programação

– 8h30 – Abertura – Sandro Mabel, presidente da FIEG.

– 9h – “Manejo da calagem para produtividades máximas”, por Rafael Nunes (doutor em Agronomia e pesquisador da Embrapa).

– 10h40 – “Atribuição, ocupação e o uso das terras: a sustentabilidade da agropecuária no Brasil”, por Evaristo de Miranda (engenheiro agrícola, escritor e pesquisador da Embrapa).

– 12h, Almoço.

– 14h – “A importância da representatividade do setor agropecuário”, por José Mário (deputado federal e presidente da FAEG).

– 14h40 – A evolução do calcário no Brasil e seu futuro, por Alysson Paolinelli (ex-ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz).

– 16h30 – “O agronegócio e o meio ambiente no Brasil”, por Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal eleito.

– 17h30 – Encerramento.

. Inscrições gratuitas pelo site do SINCAL – clique aqui.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *