Aumentar a dosagem de calcário e fazer incorporação profunda: debate ganha o mundo

A Revista Europeia de Agronomia publicou o artigo do professor e pesquisador Silvino Guimaraes Moreira, intitulado: “A incorporação profunda de altas taxas de calcário afeta a disponibilidade de macro e micronutrientes e o rendimento acumulado de grãos em três locais ácidos no Brasil”.

O trabalho ainda avalia os efeitos de aumento da dosagem de calcário. Áreas com acidez de solo, típicas do Brasil, foram utilizadas no estudo que gerou a publicação. Também assinam o artigo Flavio Araújo de Moraes, Devison Souza Peixoto, Júnior Cézar Resende Silva, Josias Reis Flausino Gaudenciom, Bruno Montoani Silva, Matheus Marques Silva e Júlia Rodrigues Macedo.

Professor da Universidade Federal de Lavras (MG), Silvino integrou o grupo de palestrantes do Fórum Nacional sobre Corretivos de Solos, realizado pela Abracal, em outubro do ano passado.

O artigo detalha o estudo que avaliou o efeito da aplicação de calcário incorporado na camada de 0 a 0,40 m sobre os nutrientes e a produtividade de soja, milho, feijão e trigo. A aplicação ocorreu em três áreas diferentes no estado de Minas Gerais, ao longo de 3 anos.

No resumo, os pesquisadores destacam 4 pontos, após análise dos resultados:

. A disponibilidade de micronutrientes para as plantas diminui com o aumento das doses de calcário incorporado a 0,40 m;

. As concentrações de macronutrientes nas folhas aumentaram com o aumento das doses de calcário incorporado a 0,40 m;

. Existe correlação positiva com produtividade de grãos e pH do solo e concentração de macronutrientes nas folhas.

. O rendimento acumulado de grãos aumenta com o aumento das taxas de calcário incorporado a 0,40 m.

Confira aqui a íntegra do artigo.

E assista aqui à palestra completa do professor Silvino no Fórum Nacional sobre Corretivos de Solos, em outubro do ano passado. A fala dele ocorre a partir de 6min40seg.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *