Doses elevadas de calcário no plantio direto: o debate na internet

Um dos mais recentes debates na internet envolve a utilização de doses elevadas de calcário em áreas de plantio direto.

Defensor da prática, o pesquisador Rafael Nunes, apontou que a prática gera aumento de produtividade, correção da acidez em camadas mais profundas do solo e uma espécie de frente de alcalinização – que age quando o sistema apresentar acidez elevada.

A opinião consta de postagem feita no Instagram do pesquisador – veja aqui.

Nunes realizou estudos sobre o tema, que já haviam sido relatados na edição de 2022 do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Enacal), realizado em Goiânia. O evento é organizado pela Abracal.

A palestra foi um dos destaques daquela edição, já que parte dos integrantes da cadeia produtiva do agronegócio tem defendido a revisão das fórmulas que determinam doses de calagem.

Contamos um pouco da fala de Nunes nesse post. O tema gera ainda mais debate em razão das dúvidas dos agricultores. A pergunta mais feita a respeito de calcário, no buscador Google, envolve justamente o cálculo das dosagens do insumo.

No Instagram, a postagem tem o título: “3 motivos para você fazer doses elevadas de calcário”. No item relativo ao aumento de produtividade em áreas com plantio direto, o pesquisador diz que “doses elevadas aumentam a disponibilização de cálcio e magnésio em profundidade”.

Para Nunes, “dose elevada eleva o pH, aumentando a disponibilidade de nutrientes e o estoque de carbono orgânico ao longo do perfil e a palhada do solo”.

Vale ressaltar que toda e qualquer aplicação precisa ser feita com acompanhamento técnico.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *