Abracal realizará fórum para discutir perfil de solo para altas produtividades

A Abracal realizará esse ano um fórum que irá discutir o perfil de solo para altas produtividades no agronegócio brasileiro. O evento debaterá questões como corretivos de solo, gesso e remineralizadores.

O tema envolve uma atualização das recomendações na quantidade de insumos, visto que parte delas data dos anos 1970. O “Fórum Nacional sobre Corretivos Agrícolas” ocorrerá um dia antes do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola, o Enacal, na cidade de Cuiabá (MT).

Conforme mostramos aqui, o Enacal será no dia 26 de outubro próximo, tendo como uma das pautas as altas dosagens de insumos para que a produtividade agrícola cresça no Brasil. Já o Fórum está programado para 25 de outubro.

Pesquisadores de órgãos públicos e da área acadêmica integrarão os debates do fórum. Em razão da temática, o acesso presencial ao evento será restrito. Porém, haverá transmissão on-line das apresentações, sendo aberta ao público.

Além disso, durante o Enacal, será apresentado um resumo das conclusões do Fórum, que terá três painéis na programação. Um deles fala sobre a construção de perfil de solo para altas produtividades. Também serão debatidos o uso de remineralizadores e a aplicação integrada de calcário e gesso.

Temas atuais

A coordenação técnica do Fórum é do engenheiro agrônomo Jairo Hanasiro, especialista em fertilidade de solos. “Teremos alguns dos principais pesquisadores nos temas envolvidos. São questões bastante atuais, quando falamos da construção de perfil do solo”, afirma Jairo.

“O Fórum trará para nossos associados mais informações sobre a aplicação dos insumos. Ao mesmo tempo, auxiliará agrônomos, pesquisadores e agricultores”, afirma João Bellato Júnior, presidente da Abracal.

O Sinecal, que reúne as indústrias de calcário do Mato Grosso, participa da organização dos dois eventos, que terão suas respectivas programações divulgadas em breve.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *